Cervejando – Projeto de Lei propõe tornar Guarapuava e Capital Nacional da Cevada e do Malte      

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

A Secretaria de Turismo e Eventos de Guarapuava está perto de conquistar mais um feito para o município. Com muito esforço da equipe, a cidade está prestes a ser eleita a “Capital Nacional da Cevada e do Malte”.

O deputado federal Marco Brasil oficializou um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados para conferir a Guarapuava o título de “Capital Nacional da Cevada e do Malte”. O município se destaca, há mais de 13 anos, pela maior produtividade por hectare de cevada cervejeira do Brasil, desenvolvida por meio de processo tecnológico fomentado por centros de pesquisas. O projeto busca incentivar e criar condições para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da cerveja, desde os campos semeados com cevada, até o processo de transformação do malte na bebida que é símbolo do Brasil.

DCIM100MEDIADJI_0040.JPG

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná é responsável por 321.516 toneladas de cevada produzidas no Brasil por ano, e Guarapuava se destaca como o maior produtor, com 95.931 toneladas, o que representa 21% da produção nacional. A cidade também possui indústrias cervejeiras artesanais que empreenderam no setor e conquistaram diversos prêmios, inclusive, internacionais.

Este foi o caso da cervejaria Água do Monge, que ganhou, no dia 14 de agosto de 2022, quatro medalhas na “Copa Cervezas de América”, a maior competição cervejeira da América Latina, sendo também a cervejaria paranaense mais premiada neste concurso. O município já detém o título de Capital Paranaense da Cevada e do Malte, de acordo com a Lei Estadual n° 19124/2017.

Caso a lei federal seja aprovada, a região poderá se tornar mais atrativa para investimentos públicos e privados, além de possibilitar a formatação de roteiros turísticos ligados ao setor cervejeiro. O projeto está em análise na Câmara dos Deputados.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

 

Compartilhe esta notícia: